CINEMA: Maratona de filmes em Sampa + “Cidade de Deus”, um dos melhores filmes de ação da história

Maratona de filmes para cinéfilo nenhum reclamar

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começa nesta sexta-feira, dia 22, e prossegue até 4 de novembro. Como acontece há 34 anos, a cidade recebe milhares de cinéfilos – inclusive de outros estados brasileiros e países vizinhos – para acompanhar uma verdadeira maratona de filmes ocupando mais de 20 espaços na capital paulista. Neste ano são mais de 450 produções de todos os cantos do mundo, além de diversas atividades paralelas – como uma mostra de fotografias assinada pelo cineasta alemão Wim Wenders; a exposição de storyboards de Akira Kurosawa, em comemoração ao centenário do cineasta japonês; e a primeira exibição na América Latina da cópia restaurada com 25 minutos inéditos do clássico “Metropolis”, de Fritz Lang. Para a abertura da 34ª Mostra será exibido o filme “O Estranho Caso de Angélica”, do mestre português Manoel de Oliveira, que abriu a seção “Un Certain Regard” no Festival de Cannes 2010. Para aqueles que tiverem curiosidade de conhecer algumas das produções que concorrerão com o Brasil por uma das cinco vagas na categoria de Filme Estrangeiro no Oscar, a Mostra traz em sua programação 19 títulos, entre eles “Fora da Lei”, da Argélia; “Cirkus Columbia”, da Bósnia; “O Atleta”, da Etiópia; e “O Ladrão de Luz”, do Quirguistão.

Cidade de Deus, um dos melhores filmes de ação da história

O cinema brasileiro está mesmo em alta e não dá para deixar de destacar uma lista publicada essa semana pelo jornal “The Guardian”. Segundo o diário britânico, “Cidade de Deus” é considerado o 6º melhor filme de ação da história. A produção, que tem direção de Fernando Meirelles e chegou aos cinemas em 2002, aparece numa lista de 25 filmes e à frente de obras como “Glória Feita de Sangue”, de Stanley Kubrick, na sétima posição; “Os Caçadores da Arca Perdida”, de Steven Spielberg, ocupando a 11ª posição; e “Duro de Matar”, estrelado por Bruce Willis, que vem na 14ª posição. Além de sido um dos maiores sucessos comerciais no Brasil no ano de seu lançamento, “Cidade de Deus” ainda recebeu quatro indicações ao Oscar. A lista preparada pelo “The Guardian” é liderada por “Apocalypse Now”, de Francis Ford Coppola, seguido por “Intriga Internacional”, de Alfred Hitchcock, e o faroeste “Era uma Vez no Oeste”, de Sergio Leone. Além dos melhores filmes de ação, o jornal ainda preparou listas com os melhores nos gêneros arte/drama, comédia, ficção/fantasia, crime e romance. Para conhecer os mais votados em cada uma das categorias basta seguir o link abaixo.
Acesse o link

Anúncios

Sobre fnaxbuzios

Na Arte, faço de tudo um pouco: desenho, pinto, faço cerâmica. Cometo minhas poesias e contos. Sou tradutor de artigos científicos e livros da área médica. Fiz algumas exposições de cerâmica e desenhos no Rio de Janeiro, Niterói, Búzios, Rio das Ostras e São Paulo. Um livro publicado (em co-autoria): "O Ensino de Primeiro Grau". Artigos em jornais daqui de Búzios. Formado em Pedagogia da Arte e em Medicina Veterinária (por isso, dei muita aula de Educação Artística, sobretudo Cerâmica, e trabalhei bastante como veterinário de campo). Ex-professor universitário - na cadeira de Composição II de Arte na Faculdade de Arte do Centro Educacional de Niterói, e de Bioquímica e Fisiologia em algumas Faculdades do Rio de Janeiro. Mestrado (ainda não defendido) de Patologia Experimental pelo Departamento de Patologia Clínica do Hospital Universitário Antônio Pedro - Niterói / Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Vivo aqui no paraíso de Búzios há 12 anos... na Marina da Praia Rasa. Rubronegro doente. Amo o Rock Clássico. E o Carnaval. Um enorme orgulho profissional: ter sido Diretor Carnavalesco da Escola de Samba Combinados do Amor, a gloriosa agremiação do bairro do Caramujo, em Niterói... Meu bloco carnavalesco para sempre: "Filhos da Pauta", também de Niterói. Sou Cidadão Buziano diplomado. Sou membro da Academia de Letras e Artes Buziana. Meu projeto atual: estou envolvido na edição de meus contos e poesias em forma de e-book (antes da edição em papel...) e numa exposição de desenhos e guaches a ser realizada em breve no Rio de Janeiro e, aproveitando o embalo, em outra, cá em Búzios e em Cabo Frio (simultâneas), só de esculturas de barro. Hoje em dia, pertenço ao Conselho Editorial e escrevo de vez em quando no Jornal Primeira Hora, único diário de Búzios. E, vez por outra, vou conversar um pouco sobre cultura e otras cositas más no programa Bom Dia Búzios, na rádio Búzios-Cabo Frio AM1530, de 10 ao meio-dia, quartas e quintas. Frase para me definir: odeio incondicionalmente qualquer tipo de preconceito. Adoro minha praia Rasa, onde vivo, sou da noite, sou festeiro, e meu Triângulo das Bermudas é o eixo Rio - Niterói - Búzios. Meu maior vício é conversar (sempre! muito!...) com as pessoas - jogar conversa fora, filosofar, falar sobre cultura, rir... Objetivo maior: viver o momento presente, todos os momentos da minha vida. Profissão de fé: amizade acima de tudo! "Leia poesia... não dói, não engorda, e é de graça. Além disso, faz pensar e exercita os músculos cerebrais."
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s